rosy smith / Pixabay

Uma das memórias que guardo com carinho da minha infância são as festas de aniversário. Lembro-me, de a casa estar cheia, a minha mãe preparar um verdadeiro banquete e os meus amigos estarem lá.

Posso não me lembrar bem dos presentes que me ofereciam, mas guardo comigo estas lembranças tão ricas, que me estruturaram enquanto pessoa e que não hesitei em as passar para a minha filha Matilde.

Desde que ela nasceu o desafio foi sempre tornar o seu dia inesquecível, memorável e fazê-la sentir verdadeiramente especial.

Mas este ano foi diferente para a Matilde e foi, será, para tantas outras crianças…

A Covid-19 destruiu os sonhos de um conjunto de crianças. Há muito a festa estava idealizada, há muito contavam os dias até chegar o tão desejado dia. Mas, a realidade mudou e tudo ficou diferente.

Mas diferente, não significa menos especial.

Conheça a receita certa para o Aniversário Mais Diferente!

600 g de transparência- A transparência vai ser importante para com tranquilidade e no momento certo explicar à criança que dada a situação que está a viver, a sua festa de aniversário será diferente. O ideal é começar a conversa alguns dias antes. Primeiro, contextualizando a situação que o país está a passar e depois as consequências para todos desse estado. A criança precisa de saber o que está a acontecer, pelo que devemos pautar esta conversa pela honestidade emocional e transparência, dando-lhe espaço para que faça perguntas. Obviamente isto vai gerar alguma deceção e tristeza, pois é ver adiado a concretização do sonho e do momento especial que andaram a preparar durante alguns meses. Mostre que entende essa tristeza, mas não prometa o que não pode cumprir.

575 g de carinho– Depois do primeiro diálogo, vários sentimentos podem ser desencadeados tristeza, raiva, frustração… O importante, nesta hora, não é repreender ou tentar evitá-los, mas sim compreendê-los e ajudar a elaborá-los. O Carinho em regra tudo resolve e tudo transforma. Use-o em abundância.

550 g de otimismo– O Otimismo vai ser importante para depois de explicar à criança que não vai ter a tão desejada festa, mas vai continuar a ser o seu aniversário. Com um sorriso, mostre à criança que o aniversário ainda irá ocorrer apenas com algumas adaptações, mas que será igualmente especial. Terá de ter paciência e repetir várias vezes, até a criança perceber que a comemoração não acabou. Demonstre calma e serenidade e passe que haverá uma festa diferente, mas não menos especial.

500g de realidade– A realidade será importante para os pais não adotarem uma postura de superproteção. Não podemos proteger as crianças de todo o mal que acontece. A vida é feita de frustrações e faz parte desenvolvimento encontrar forma de as gerir e ultrapassar. Como pais temos o papel de traduzir o mundo de forma realista para a criança. A criança é muito inteligente e observadora e sabe que as coisas estão diferentes. É função dos pais ajudá-la a interpretar a realidade de  forma positiva.

500 g de capacidade de escuta- A capacidade de escuta será importante para ouvir a criança e adequar o dia aos seus desejos. Será difícil é certo, mas é o seu dia. As exceções só confirmam as regras. E este dia pode ser exceção. Deixe-a decidir o que quer comer, vestir e a organização do dia.

500 g de Criatividade- Criatividade para transformar a sua casa num local propicio a festas de aniversário. Será útil também para o tema da festa. Lembre-se que o tema é fundamental e o primeiro passo de conceção da festa. Deixe que a criança o escolha, é importante para ela, é a sua festa. Provavelmente não tem enfeites, nem louça especial, mas pode criá-los. Acredito que mesmo sem qualquer jeito para trabalhos manuais vai fazer algo especial.  Não se esqueça que sempre que fazemos com o coração tudo fica perfeito.

400g de tecnologia- A tecnologia é importante para assegurar que no momento certo, os amigos e família estarão presentes. Certo que não será uma presença física, mas sim uma presença virtual. Mas será o suficiente para despertar o sorriso na face do seu rebento.

350 g de magia- Este será o ingrediente secreto para dar uma ajuda com o bolo de aniversário. Será o espelho do desejo da criança e confecionado a várias mãos. Um verdadeiro trabalho de equipa que unirá ainda mais as famílias e tornará este momento especial.

300g de surpresa- A surpresa vai ser útil para conseguir dar o toque especial à sua festa. Será o ingrediente secreto, aquele que a criança não consegue prever que vai acontecer. Não desespere, ninguém conhece o seu filho melhor do que os pais. Vai ser tarefa fácil, basta pensar um pouco e vai encontrar algo que causará uma verdadeira surpresa.

250 g de bom senso– O bom senso será ótimo para eliminar a culpa. Não há festas perfeitas e a sua também não o será. As crianças também não as valorizam, para elas o importante é sentirem-se amadas. E nisso acredito que terá o “doutoramento”. Lembre-se, o objetivo é criar uma memória positiva, e isso consegue-se através de gestos muito simples.

Por fim, quando algo inesperado ocorre, é inevitável ter de mudar os planos. No entanto, está nas suas mãos o pode escolher a melhor maneira de lidar com a situação e fazer com que se torne uma nova oportunidade. Pode ser uma excelente oportunidade para dar um novo significado ao aniversário e fortalecer laços com a família. Torne-o um momento prazeroso, diferente e significativo. Junte para isto, a gosto, amor.

 

Por Vera Melo, Psicóloga Clínica