Wikipedia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) acaba de anunciar que a validade das pulseiras do programa “Estou aqui” 2019 foi prolongada até dia 15 de Julho de 2020. Em comunicado, a PSP explica “tradicionalmente, têm início em maio as inscrições para a nova edição anual do programa. Contudo, atendendo ao especial contexto de saúde pública que vivenciamos, a validade das pulseiras da edição de 2019 que estariam activas até 31 de maio, é prolongada até 15 de Julho”.

No mesmo comunicado é avançado que o “Programa Estou Aqui! Crianças – 2020” será lançado “assim que for possível”.

O programa nasceu em 2012 e foi criado em parceria com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e o Instituto de Apoio à Criança, entre outras entidades. Até agora a iniciativa já distribuiu e activou mais de 375.000 pulseiras a crianças entre os dois e os dez anos de idade.

“Cada pulseira distribuída dispõe de um código alfanumérico único, o qual permite que qualquer pessoa que encontre uma criança perdida a sinalize via 112”. A chamada telefónica é então direccionada para a PSP, que tem em seu poder os dados associados à pulseira e, de imediato, contacta os pais, educadores ou tutores da criança que está perdida.