Falar com os mais novos sobre um tema tão sensível como a morte e a ausência física não é fácil. Quando acontece uma perda na família, todos tentam lidar com o processo de luto, crianças incluídas e estas podem não compreender o que aconteceu.

Por esta razão, é importante abordar o assunto de uma forma clara e acessível, com verdade e honestidade, para que a criança adquira capacidades para lidar com a morte, desenvolvendo o seu crescimento psicológico.

Através de uma história, este livro, da autoria de Manuel Mendes Silva, ajuda a criar condições para que num ambiente familiar se possa falar sobre a morte. Apresenta explicações sob diferentes perspectivas religiosas e sob a perspectiva científica que permitem esclarecer dúvidas que a criança possa ter. Inclui também recomendações sobre a melhor forma de proceder com base na sua idade e no seu estado psicológico.

Pai de três filhos, Manuel Mendes Silva é médico urologista, membro do Colégio Europeu de Urologia, Académico Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina do Brasil e ainda membro do Conselho de Ética da Ordem dos Médicos e presidente da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Urologia.