Está a ser lançado um novo livro de histórias que tem como objectivo ajudar as crianças a entender e aceitar a Covid-19. Este livro é o resultado da colaboração de mais de 50 organizações que trabalham no sector humanitário, incluindo a Organização Mundial de Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Save the Children.

Com a ajuda da personagem principal Ario, “O meu herói és tu, como as crianças podem lutar contra a Covid-19!” explica não só como as crianças podem proteger-se, e às suas famílias e amigos contra o novo coronavírus, assim como a gerir emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente.

O livro – direccionado sobretudo para crianças dos 6 aos 11 anos – é um projecto do Grupo Permanente de Referência do Comité Permanente entre Agências sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Situações de Emergência, uma colaboração exclusiva de agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais nacionais e internacionais e agências internacionais vocacionadas para a saúde mental e apoio psicossocial em situações de emergência.

Durante a fase inicial do projecto, mais de 1700 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo partilharam a forma como estavam a lidar com a pandemia da Covid-19. A contribuição foi inestimável para a escritora e ilustradora Helen Patuck e respectiva equipa do projecto, para garantir que a história e as suas mensagens tivessem eco junto a crianças de origens e continentes diferentes.

Para alcançar o maior número possível de crianças, o livro será amplamente traduzido, com seis versões em idiomas lançadas hoje e mais de 30 outras em andamento (espera-se que versão portuguesa incluída). “O meu herói és tu, como as crianças podem lutar contra a Covid-19!” está a ser lançado online e em formato áudio.