cottonbro / Pexels

Com as escolas encerradas e toda a informação permanente sobre o novo coronavírus, as crianças podem sentir-se ansiosas e em alerta máximo. Para tranquilizar os mais novos, a organização norte-americana de protecção infantil Amarillo Area CASA sugere a criação de um horário com a programação diária de actividades a fazer.

Vários estudos mostram que a previsibilidade oferece um sentimento de segurança às crianças, o que significa que um horário com actividades programadas pode ser uma ferramenta crucial para ajudar os mais novos a sentirem-se seguros e mais tranquilos. As crianças não são imunes ao stress e se os pais estão nervosos, os filhos percebem e assimilam essa sensação. O desconhecido pode também causar ansiedade e a mudança da rotina e normalidade causa a sensação de medo.

“Tal significa que as crianças tornam-se vigilantes em relação ao mundo em seu redor”, afirma Kelsi Vines Amarillo Area CASA, directora de recrutamento. “O que pode parecer hiperactividade nas crianças, é na realidade é hiper vigilância. Ficam constantemente à procura da próxima ameaça. Os dias que não têm estrutura podem realmente aumentar esse sentimento de ameaça, porque o desconhecido, mais uma vez, coloca-nos em alerta uma pouco mais elevado. Para as crianças mais ansiosas é mais difícil, uma vez que num momento de maior stress, a escola foi encerrada; esta medida pode representar uma bandeira vermelha e colocar as crianças em alerta máximo”.

A mesma responsável explica que nem todos os minutos do dia têm que estar contemplados no horário e que, inclusive, podem ser as próprias crianças a escolher o momento de criar o seu horário.

Deixamos-lhe um exemplo para se guiar, se optar por esta solução:

8h-9h Pequeno-almoço, higiene diária, arrumar quarto
9h-10.30h Actividades escolares fornecidas pela escola
10.30h-11h Intervalo
11h-12.15 Actividades criativas (Construção de lego, desenhos, escrever histórias)
12.15-13h Ajudar os pais a fazer o almoço
13-14h Almoço
14h-15.30 Actividades escolares fornecidas pela escola
15.30h-16.30 Sessão de leitura
16.30h-17h Lanche
17h-18h Actividades criativas (jogos de tabuleiro, fazer bolos e bolachas, sessão de ginástica)