Andrea Piacquadio / Pexels

Sabemos que é bastante difícil manter as crianças ocupadas com tarefas que as interessem por um período de tempo considerado razoável (tudo o que seja superior a 15 minutos pode ser considerado uma vitória). Também sabemos que as regras de resguardo social e de protecção de saúde retiraram da lista de actividades os longos passeios ao ar livre e as corridas intermináveis dos mais pequenos pelos parques infantis.

Por esta razão, deixamos aqui algumas actividades físicas que toda a família pode praticar dentro de casa para “queimar” energia, calorias e com muita diversão à mistura.

Artes Marciais

A Academia de Artes Marciais Stat tem um programa, disponível no YouTube, com vários vídeos que variam consoante a idade da criança e a fase de treino em que se encontra. O programa é gratuito e qualquer criança pode fazê-lo, basta que escolha o vídeo adequado à sua idade e domínio desta arte marcial.

Dançar

Além de ser um exercício físico bastante completo, a dança permite que todos os elementos da família fiquem em boa forma física e se divertiam. Navegue até ao site do Just Dance Now, no computador ou smartphone e siga todas as instruções para seleccionar uma música e entrar numa sala de dança. Depois é só seguir os passos dos bailarinos que estão no ecrã. Mais: se tiver o smartphone numa das mãos, o jogo avalia se está a dançar a coreografia como é suposto.

Yoga

E que tal toda a família experimentar fazer Yoga? Os canais Pri Leite Yoga (para adultos e crianças) e Smile and Learn (para crianças), iniciam os mais novos nesta actividade com conteúdos disponíveis em português e com explicações adequadas aos mais pequenos.

Ginástica

Na sua página de Facebook, a autarquia de Vila Nova de Famalicão disponibiliza aulas de ginástica com professores. São já vários os vídeos disponíveis e contemplam exercícios para crianças, pais e avós. Cada aula tem a duração de 20 minutos e de segunda a sexta-feira são colocados novos vídeos na rede social da autarquia.

Jogos

Para as famílias que tiverem a Nintendo Wii, o exercício físico pode ser feito através dos videojogos activos que estão disponíveis para esta consola. Para as famílias que preferem deixar a tecnologia de lado, sugerimos que se exercitem com os tradicionais jogo da macaca ou do elástico na sala, hall ou escritório. Desloquem os móveis, se possível, para ganharem espaço para estes jogos.

Divirtam-se!