Desde que o confinamento foi decretado que todos os pais portugueses enfrentam o desafio diário de manter os filhos ocupados e saudáveis, dentro de casa. Marta Mesquita, médica pediatra que colabora com a BabyLoop, deixa aqui cinco ideias para as famílias aproveitarem todos os momentos para reforçar laços e estimularem a criatividade dos mais pequenos.

Mantenha uma rotina diária e envolva os mais pequenos nas tarefas da casa

As crianças, independentemente da idade, sentem-se mais seguras quando existe uma rotina. É importante manter os horários de levantar e deitar, bem como das refeições, dos períodos de escola e de brincadeira. Procure fazer um plano diário com horário das diferentes actividades e convide as crianças a ajudar a cozinhar, fazer bolos ou mesmo a limpar.

Promova uma alimentação saudável e o exercício físico

Procure oferecer uma alimentação rica em fruta e legumes: a sopa deve fazer parte de duas refeições por dia, bem como os legumes no prato principal e fruta à sobremesa. Controle os snacks e o acesso à dispensa e as refeições pré-preparadas também devem ser excepção. Para completar este quadro, não descure o exercício: deixe-os correr, andar de bicicleta, jogar à bola ou saltar à corda sempre que possível. É importante sair de casa por curtos períodos de tempo e cumprindo as regras de segurança. Ao final do dia, as crianças vão sentir-se mais felizes e até vão dormir melhor.

Defina os períodos de brincadeira e estimule a aprendizagem além das aulas

Quando estão em casa e na companhia dos pais, as crianças têm dificuldade em perceber o limite entre o período da escola e da brincadeira. Mais uma vez, é importante ter os horários definidos e, se possível, locais diferentes da casa para cada actividade. Além disto, aprender não se resume às actividades da escola: desenhos animados educativos, jogos de tabuleiro, histórias e visitas virtuais a museus, ao oceanário ou ao jardim zoológico são opções para estimular a criatividade e a aprendizagem.

Promova um período de relaxamento antes de dormir

Encontrar um período de relaxamento para as crianças ao final do dia é crucial para as acalmar e preparar para o sono. As opções vão desde o banho, massagens, ouvir música calma, ler uma história em família, exercícios de ioga para crianças ou mesmo rezar.

Adeque a informação à idade das crianças e mantenha uma atitude positiva

Mantenha os seus filhos informados relativamente à actualidade, com responsabilidade e sem alarmismos, adequando a linguagem à maturidade de cada um, de forma a que entendam a realidade e se mantenham calmos e seguros. Sempre que demonstrem inseguranças, medos ou frustrações – perfeitamente normais neste período -, procure manter uma atitude positiva e de esperança, transmitindo confiança e tranquilidade.