A editora Ideias com História tem estado a colaborar com a Direção-Geral da Saúde (DGS) na criação de materiais pedagógicos relacionados com a Covid-19. Neste momento, o livro «A Minha Avó tem Coronavírus!» e o jogo «STOP Contágio» estão disponíveis no site Covid-19 da DGS e no site da editora, a título gratuito.

“A Minha Avó Tem Coronavírus!” é uma história contada pelo António, um menino que percebe que a sua avó ficou infectada pelo novo coronavírus depois de ter voltado de uma viagem. Como será que ele e a família lidam com a situação? Como se sente a avó? O que é que o António e os seus pais podem fazer para apoiarem a avó e manterem-se protegidos?

Da autoria de Beatriz Braga, Joana M. Gomes, Marta Correia, Miguel Correia e Susana Amorim e em colaboração com a DGS, o livro “A Minha Avó Tem Coronavírus!” pretende ajudar as crianças a lidarem com a situação única gerada pela pandemia Covid-19 que obriga a novas rotinas nem sempre fáceis de entender, mas que deve ser explicada, de forma realística e adequada, às crianças.

Pode aceder ao livro em formato PDF, através do link: https://bit.ly/3dgsHnk

Por sua vez, o jogo “Stop Contágio” tem como missão ensinar aos mais novos a melhor forma de protecção contra o vírus e fornecer informação. Assim, neste jogo, os jogadores devem responder a perguntas que vão sendo colocadas. Cada resposta errada significa um continente atingido. Ganha quem chegar ao fim com o planeta menos atingido pelo vírus. O jogo, em formato quiz, foi construído com base nas dúvidas e interrogações de muitas crianças e jovens.

Pode aceder ao jogo através do link: https://bit.ly/2Qs2p7F

A editora Ideias com História está a criar mais materiais para disponibilizar gratuitamente num novo site desenvolvido em exclusivo para sensibilizar e informar sobre a situação atual, denominado CoronaKids — www.coronakids.pt